sexta-feira, 28 de setembro de 2007

32. Perguntas e respostas

Alguns usuários estão fazendo perguntas nos comentários e para responder, estou abrindo um post de perguntas e respostas.

Chrystopher perguntou:

O uso do dreno é obrigatório em todos os casos?
Sim, pois isso é um procedimento não apenas da cirurgia bariátrica. Pelo que eu sei, outros tipos de cirurgia exigem a colocação de um dreno pra retirar os líquidos que o corpo produz. Disso você não escapa, mas nem se preocupe, pois o dreno só começa a encher o saco nos últimos dias, que é quando ele tem que ser tirado mesmo...

Quantos "furos" são feitos para a cirurgia por vídeo?
Ao todo são 5 furos. Um acima do umbigo, outro uns 10 centimetros pra cima, um furo em cada lado da barriga e um no lado esquerdo abaixo. (é onde vai o dreno). Todos eles são bem pequenos, +ou- de 1 centímetro e nem ganham pontos pra fechar. Apenas um micropore é colado sobre eles.

O uso desse complemento vitamínico é obrigatório para todos que fazem a cirurgia bariátrica?
Que eu saiba, o ideal é que a pessoa não tenha que tomar nenhum remédio com o passar do tempo. Já no meu caso, eu estou comendo pouquíssimo e é impossível absorver todas vitaminas dessa quantidade. Talvez com o tempo não seja mais necessário. É por isso que é tão importante fazer todos exames e seguir o cronograma de consultas e exames.

Qual foi a técnica que foi utilizada na sua cirurgia? Quem escolheu, você ou o médico?
A técnica usada comigo foi a Fobi-Capella sem anel por vídeolaparoscopia. Existem várias técnicas de gastroplastia. Quem escolhe é a equipe médica, pois eles sabem qual tipo é melhor pra cada caso. Já o fato de ser aberta ou por vídeo, quase sempre quem decide isso é o plano de saúde (ou o seu bolso), pois a cirurgia por vídeo é muito mais cara que a aberta. As vezes os planos de saúde não cobrem esse tipo por vídeo. No meu caso, tentei por vídeo e eles liberaram. Mesmo assim, de acordo com meu médico, pode haver complicações durante esse tipo de cirurgia e os médicos desistem na metade e continuam dali em diante com a aberta. Pra mim, deu tudo certo por vídeo. Por sinal, uma das primeiras coisas que eu fiz quando acordei foi olhar na minha barriga e ver se tinha apenas os pequenos cortes ou tinha um corte grande!

O tamanho da equipe multidisciplinar depende de cada caso? na minha consulta fui encaminhado apenas para psiquiatra, nutrólogo e clínico geral.
Vou dizer o que eu acho (é apenas a minha opinião). Acho que o tamanho da equipe não importa muito, desde que a equipe faça todos procedimentos necessários, explique todos procedimentos e dê toda preparação necessária, faça todos testes, exames, e de preferência que tenham um histórico bom sobre o assunto. Vale a pena pesquisar sobre isso.

bielfelix perguntou:

Tenho uma prima aqui em casa que voltou do hospital ontem... Ela ta sentindo muita dor, só que ela nao está fazendo muito o que os medicos mandam.. Isso tá me assustando. Ela nao gosta do lisador nem do tynelol.. vc pode me falar qual eh o remedio que poe debaixo da lingua que melhora a dor, dai vou perguntar para o medico se ela pode com esse medicamento.
Bom, eu não sou médico, mas acho que não vale a pena passar por tudo que passamos pra não seguir a risca o que os médicos dizem. Se tiver dúvidas, tem que ligar pra eles. Se tiver dores, a mesma coisa. O remédio que eu tomei chama-se toragesic e é apenas para raras ocasiões. Eu tomei um comprimido por 4 dias seguidos e fiquei alérgico a esse medicamento, fiquei todo pipocado! (Tomando 1 comprimido por dia, embaixo da língua). Não acho que seja uma boa ela usar sem antes consultar a equipe. Lembre-se que os primeiros dias são os mais críticos, imagina se ela toma esse remédio e ganha um efeito colateral prejudicial a saúde? Não arrisque! Eu mesmo liguei pro meu médico certa vez as duas da manhã, e não é vergonha fazer isso! O principal é a saúde!

Pra quem quiser saber mais, tem uma série de perguntas e respostas no site do COM. Este é o link! Um abraço do Tony Tonelada!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

31. Liberado Centrum

Meu médico me receito o uso diário do Centrum e eu comecei a tomar ontem. O motivo principal é que minha alimentação está muito menor que antes, ou seja, mesmo que eu coma apenas alimentos "muito saudáveis", eu não vou conseguir ter as vitaminas necessárias por dia. Com isso, foi receitado o Centrum, que repõe essas vitaminas.

Problema: Esse comprimido é bem grande e eu tentei cortar ele ao meio pra conseguir engolir e quase engasguei! Hoje, eu cortei ele em 5 partes. Isso porque eu não consigo mais dar grandes goles de água, pois meu estômago enche rápido. Cortando em 5, não tive problemas.

Sobre a alimentação, eu estou comendo qualquer coisa! Desde carnes, peixe, frango, pão, queijo, massas, tudo! Até hoje não passei mal com nada e pretendo continuar com essa marca.

Até mais pessoal!

domingo, 23 de setembro de 2007

30. Algumas explicações sobre os exames

No último dia 18, apresentei mais uma leva de exames de sangue para meu médico (para "um dos meus médicos", pois toda equipe do C.O.M. possui quase 30 profissionais).

Praticamente todos índices melhoraram desde o último exame que foi antes da operação. Meu colesterol, por exemplo, que estava no nível máximo considerado normal, agora está longe desse nível. Está ótimo. E assim, praticamente todos os testes melhoraram.

Apenas existe uma anormalidade que vou explicar agora. Quase todos obesos são propensos a ter gordura infiltrada no fígado, o que é chamado de esteatose hepática Isso é um problema sério, pois a pessoa pode ter cirrose mesmo não tomando álcool. Pois bem, um dos meus exames de sangue é exatamente sobre isso! Eles conseguem verificar pelo sangue o nível.

Meu nível antes da cirurgia estava um pouco acima, e por incrível que pareça, após a cirurgia esse nível aumentou bastante! Mas como? Se eu praticamente não comi nada de gorduras por mais de 20 dias e perdi quase 15 quilos? Pois meu médico explicou que após um emagrecimento rápido, esse "fenômeno" é perfeitamente normal. Tende a estabilizar em média após um mês. Caso não diminua, ele receitará um remédio pra não haver problemas.

É por essas coisas que eu me sinto "seguro", mesmo tendo feito uma operação tão complexa! A equipe médica é extremamente exigente, tanto no pré-operatório, como agora no pós-operatório! Basta seguir rigosoramente as datas e os conselhos de cada um. Isso é uma coisa que as pessoas interessadas em fazer a cirurgia devem pesquisar! Saber como é todo processo, saber se a clínica possui profissionais de cada tipo! (psicólogos, nutricionistas, clínicos, bom cirurgião, fisioterapeuta, e todos os outros!). Já ouvi casos que após a cirurgia, o paciente quase não teve mais contato com a equipe médica. Isso é muito arriscado.

Então por hoje é só. Obrigado pelos comentários e se tiver alguma pergunta, não se acanhe! Um abraço do TONY!!!

sábado, 22 de setembro de 2007

29. Liberado qualquer comida!

Após 25 dias sem comer nada sólido, finalmente foi liberado qualquer tipo de comida. É impressionante que eu passei 25 dias só tomando líquidos e pastosos e não senti fome nenhuma vez. Agora nos últimos dias, eu já estava um pouco enjoado de comer quase sempre as mesmas coisas. (A dieta pastosa e líquida é muito restrita, não tem muita opção). Agora que foi liberado praticamente tudo, está sendo muito bom.

Faço várias pequenas refeições por dia. De manhã um iogurte, depois um pouco de queijo com presunto, daí o almoço, etc. Meus almoços são num restaurante por quilo. Em média, estou gastando entre 2 e 3 reais, o que dá um pouco mais de 100 gramas. Eu demoro uns 40 minutos pra comer tudo isso e as vezes sobra no prato. Demoro tanto assim porque até hoje nunca passei mal por comer nada, nem vomitei. Quero manter essa média, pois odeio passar mal. A carne, eu corto bem picadinho sempre no sentido contrário das fibras pra não ter erro. O frango, a mesma coisa... Acho que esse é o segredo: Não ter pressa pra comer e mastigar muito!

O cansaço que eu tive logo que comecei a trabalhar passou. Acho que é porque agora eu estou comendo mais. Inclusive, tenho recomendação médica que devo começar a fazer pequenas caminhadas de 20 minutos e ir aumentando a cada semana.

Resumo: Tudo está ocorrendo maravilhosamente bem. Não estou fazendo mais nenhum curativo, todos cortezinhos já fecharam, eu estou tomando apenas 1 remédio (Nexium), e terei que tomar provavelmente por mais uns 2 meses. Faço todas minhas atividades normalmente, é como se eu não tivesse operado! Eu já me acostumei com as novas "medidas" de comida. Inclusive, eu fico meio apavorado quando vou no shopping e vejo as pessoas comendo aqueles pratões de comida! Pra mim, isso não é mais uma coisa normal!

É isso gente. Quem tiver dúvidas ou perguntas, fique a vontade pra perguntar! Obrigado pelos comentários e pelo apoio! Um abraço, TONY! (PS: semana que vem estarei completando 1 mês da cirurgia, e pra comemorar, vou colocar uma fotinho com o antes/depois!) Até lá!

sábado, 15 de setembro de 2007

28. Mais exames

Hoje completam 18 dias da minha cirurgia. Voltei ao trabalho na última segunda feira (dia 10) e abaixo vou escrever um relato de como estão as coisas.

Como estou:
* O único curativo que eu ainda uso é onde estava o dreno, pois o buraco era do tamanho de uma mangueirinha, daí ele demora mais pra cicatrizar. Os outros cortes feitos pra operação eu já tirei o curativo a 10 dias atrás. Quase não aparece mais, pois ficou apenas 4 cortes de 1cm e já está quase desaparecendo.
* Estou tomando apenas 1 remédio: um comprimido por dia do Nexium Magnésio - não sei até que dia tenho que tomar. Vou perguntar na próxima consulta que será quarta-feira.
* Cansaço. Teve alguns dias que eu senti um mega-cansaço, principalmente no perído a partir das 18:00 quando eu estava voltando do trabalho. Talvez por causa da alimentação que não passa de 900 Calorias.

Comida:
* Ainda estou na dieta pastosa. Estou comendo sopinhas, papinha de nenê, purê de batata e outras coisas "do gênero". Confesso que já enjoei dessas coisas, estou louco pra liberarem logo qualquer comida pois a variedade será muito maior.
* Estou comendo num restaurante por quilo no meu trabalho. O preço do quilo é uns 17 reais! Pois meu prato ultimamente tem ficado por R$ 1,25 a R$ 2,50. Sempre nessa faixa! Teve um dia que eu fui pegar um pouco de sobremesa e acabei ganhando de graça, pois a balança pesa no mínimo 35 gramas. (Acho que tinha 30 gramas no meu pratinho).

Exame:
* Hoje fiz um exame de sangue pois a equipe médica quer ver como estão as vitaminas e outras coisas. Acho que perdi o "trauma" de tirar sangue pois eu nunca mais desmaiei pra tirar.

Não posso dizer que faço economias, pois os remédios até agora foram bem caros. Bom, quarta feira terei consulta e até lá me pesarei novamente pra saber como está! Até lá! Um abraço!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

27. Dieta pastosa - até agora sem fome!

Hoje começa a dieta pastosa. Já posso comer sucos sem precisar ser coado, e praticamente tudo que é pastoso. (purê de batata, polenta, raspas de frutas, frutas amassadas, iogurtes um pouco mais consistentes, queijo derretido, polenguinho, caldo de feijão, sopas, etc). Terei que viver com isso por mais 15 dias, pra liberarem as comidas normais.

Sobre o peso, ainda não fui lá me pesar. Pelos meus cálculos, eu estava perdendo quase 1 quilo e meio por dia!!! A tendência é que isso vá diminuindo cada vez mais. Minha previsão pra esse mês é perder uns 20 quilos. (como eu perdi 11 nos primeiros 8 dias, acho que vou alcançar facilmente essa meta até o fim do mês).

Pra mim isso tá sendo como um milagre e devo tudo a cirurgia que eu fiz, pois eu sei como é difícil emagrecer. No meu caso, eu não sinto mais fome, graças a alteração hormonal. O estômago vaziu produz um hormônio chamado grelina que ao ser despejado no início do intestino causa a fome. Como meu estômago está bem pequeno, eu não produzo mais grelina suficiente pra dar fome. Esse é um dos milagres!

Pode-se dizer que são 3 coisas associadas:

  • Não ter mais aquela fome de leão (devido a alteração hormonal/grelina)
  • Ter o estômago pequeno. (Qualquer coisa que eu como já fico satisfeito)
  • Ter um pequeno desvio intestinal, que reduz um pouco da absorção de gorduras.
Pra quem quiser saber mais detalhes do procedimento, a técnica utilizada na minha operação foi a "Fobi-Capella sem anel por videolaparoscopia".

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

26. Após 8 dias da cirurgia, 11kg OFF !

É isso mesmo. Inacreditável! Perdi 11 quilos em 8 dias! Eu lembrei que um tempo atrás quando eu malhava, consegui perder a incrível média de 4 quilos em um mês! Ao todo, após 3 meses malhando sem parar, consegui perder 10 quilos...

Mas vamos aos detalhes: Na última segunda-feira (dia 3), eu fiquei com muitas dores na região do dreno. Pra quem não sabe, o dreno é uma mangueirinha que suga líquidos que o corpo gera após qualquer tipo de cirurgia. No meu caso, saía uma mangueirinha do meio da minha barriga (ao lado do umbigo), que dava até uma bolinha de plástico. Todos líquidos ficavam retidos ali dentro, e as vezes eu tinha que esvazia-lo.

Pois bem, eu estava tendo dores nessa região e estava tomando tylenol e diporona quase de 3 em 3 horas! As vezes ainda doía e eu tomava um remédio pra por embaixo da língua que era tiro e queda... Mesmo assim, não aguentei e fui pro hospital pro povo de lá me atender.

Chegando lá a meia noite, tive a agradável supresa de me deparar com um dos meus médicos no corredor (Dr. Lucas)! Eu expliquei pra ele, e a solução foi simples: "OK, vamos tirar esse dreno". Foi incrível, após a retirada do dreno o alívio foi imediato! Se me dessem uma corda pra pular, eu poderia sair dali pulando corda. Foi um alívio muito grande! Eu nunca mais tomei remédio pra dor após esse dia. Depois me explicaram que o dreno é chato mesmo, ele incomoda! As vezes ele sai do lugar e fica encostando em algum órgão, mas infelizmente, é extremamente necessário ter o dreno por pelo menos uma semana. Mas que é um saco, é...

Hoje, tive consulta com a nutricionista e ela me passou os detalhes da dieta pastosa. Até hoje, estou apenas me alimentando de líquidos! (Posso tomar água, sucos, chá, gatorade, leite, nescau, sopinha coada, iogurtes, bebidas lácteas, etc). Nada de sólidos nem pastosos! Ainda não foi liberado!

O mais engraçado é o seguinte: Eu nunca mais tive fome! É isso mesmo! Eu tomo meio copo de suco, e fico "saciado". Segunda feira, meus pais vieram me visitar aqui em casa e minha esposa fez pizza pra eles. Vale lembrar que eu já estava a quase uma semana sem comer, só no suquinho. Pois eles comeram na minha frente e não tive em nenhum momento a sensação de fome! Imagina estar a uma semana sem comer e assistir pessoas comendo pizza na sua frente? Pois é um milagre.

Felizmente, tudo está ocorrendo perfeitamente bem pra mim. Até agora, não tive nenhuma sensação de mal-estar (tirando o dreno), nunca vomitei nada, consigo tomar uma boa quantidade de líquidos por dia, nunca engasguei, tudo ótimo!

E é isso gente! Assim que eu tiver mais novidades, colocarei aí! As fotos estarão disponíveis quando eu tiver completado 30 dias da operação! Até lá!!! Um abraço!!

sábado, 1 de setembro de 2007

25. Voltei do Hospital!

Pessoal, já estou em casa e pronto pra contar todos detalhes de como foi a operação.

DIA 28 - Segunda-Feira
Fui internado no Hospital São Lucas da PUC em Porto Alegre, no quarto 869. Na primeira noite, me serviram uma janta típica de hospital: Frango, arroz e umas verduras. Meu irmão passou por lá pra dar uma força e eu estava super tranquilo. Eu recebi a visita da anestesista, super gente fina. Dormi super bem aquela noite.

DIA 29 - Terça-Feira
Acordei as 6:15 da manhã com a visita do meu pai. Tadinho não tava conseguindo dormir e se mandou pro hospital pra dar uma força. Foi bem legal. Lá pelas 8:30, me deram um avental verde (aqueles que são abrtos atras). Coloquei e fiquei esperando. Daqui a pouco, me levaram para o quarto andar até a sala de operação.

Neste local, tava um clima bem legal, pois estávamos conversando sobre vários assuntos. Eles me ajudaram a ir pra mesa de cirurgia, e eu fiquei deitado com os braços abertos num apoio. Enquanto isso, duas enfermeiras estavam colocando nas minhas pernas um esquema que ajudava a circulação das pernas. (um negócio que ficava inflando de ar de tempos em tempos. Muito engraçado o barulho daquilo, parecia o Darth Vader). A anestesista disse assim: "Agora você vai ficar com uma bobeira de leve... Respire esse oxigênio aqui". PRONTO, não vi mais nada. Abri os olhos e eu estava em uma outra sala, um tipo de sala de recuperação. Só lembro de olhar minha barriga e ver que tinha uns pequenos curativos ali. Fiquei bem feliz pois a operação foi toda por vídeo! Depois disso, ouvi alguém dizendo que ia me levar pra uma sala mais calma. Perguntei a hora e eram 4 da tarde.

Acordei em outra sala, com uma série de pessoas que também foram operadas das mais diversas coisas. Eram mais ou menos 6 horas da tarde e eu fiquei totalmente imóvel o tempo todo! Não consegui dormir nada aquela noite, pois tinha muito movimento naquela sala, enfermeiros dando remédios, vendo pressão, tinha uma luz ligada também, ou seja - não dormi nada. Nesse minha esposa foi me visitar nessa sala de recuperação e eu fiquei bem feliz!

DIA 30 - Quarta-Feira
Eu não aguentava mais ficar ali, pois meu celular estava no meu quarto. Imagina, já era quarta feira e eu não tinha dado notícias pra ninguem! Até que lá pelas 10 da manhã, me levaram pro quarto! Um pouco depois, recebi visita dos meus pais e a fisioterapeuta me ajudou a sair da cama. Eu senti muita fraqueza! Achei que ia passar mal, pois comecei a suar e acabei me deitando novamente por uns 5 minutos. Daí ela me ajudou a sair de novo e foi uma sensação muito estranha! Parecia que meus órgãos internos estavam totalmente soltos! Muito louco. Fiquei sentado numa poltrona o resto do dia. Passei um pouco mal novamente de tarde, pois tentei tomar água. Eu tomei apenas gotinhas de água e já passei mal, tive vontade de vomitar. Depois a nutricionista me encorajou a tomar mais líquido, não apenas uma gotinha. Daí foi ótimo! Acho que minha saliva estava muito seca e eu acaba engolindo aquilo. Como o estômago estava um pouco inchado, talvez esse foi o problema. A partir daí, comecei a tomar muita água.
Naquela noite, dormi super bem. Foi bem no dia que o Grêmio perdeu de 2 a 0 e o Inter perdeu de 4 a 1! Ta loco!

DIA 31 - Quinta-Feira
Tomei muita água nesse dia! Fui fazer um exame de Raio X (chamado REED). Eu tinha que tomar um líquido que faria o contraste no raio-x. Isso pra eles poderem ver se teve algum vazamento interno. Tudo estava ótimo. Naquele mesmo dia, me deram um suco de gelatina pra tomar! Que maravilha! Nunca dei tanto valor pras coisas tão simples da vida. Pra quem estava tomando água apenas, tomar um suquinho como aquele foi muito bom! Eu tomei mais de 200ml, o que é considerado uma ótima quantidade, visto que meu estômago agora tem em média uns 50ml de capacidade. Como é líquido, ele vai descendo e dando lugar pra mais espaço.
Naquela mesma noite, me deram um caldo de sopa. Primeira coisa salgada que eu comia. Também foi ótimo! (digo ótimo pra quem não tem nada né, pois devia ser horrível o gosto).

DIA 1 - Sexta-Feira
Disseram que minha recuperação estava indo muito bem. Eu já tinha saído do quarto várias vezes pra caminhar. Disseram que eu poder estar liberado nesse mesmo dia. Naquela tarde, eu fui dar mais umas voltas pelo hospital, e até subir e descer escadas. Ou seja, pronto pra sair. E assim, as 4:30 da tarde de sexta-feira, fui pra cas.

Tenho uma lista enorme de remédios pra tomar. Os cuidados são muitos e eu não consigo ainda fazer muitas coisas sozinho, como me enxugar após o banho, me vestir sozinho. Preciso da ajuda da minha esposa pra quase tudo! Ela que está comprando os remédios e as comidas líquidas eu já posso tomar. (sucos, etc).

No mais, ta tudo tranquilo Assim que eu tiver mais notícias, contarei com detalhes! Obrigado a todos que me deram força durante esses dias! Um abraço!